HISTÓRIA DO IPAE
A ESCOLA DO VALE
Localizado às margens da BR 040, no km 68, o Instituto Petropolitano Adventista de Ensino (IPAE) foi fundado em 1939 ao lado de uma grande parede rochosa. É o cartão postal do campus e símbolo do propósito de educar com base nos firmes fundamentos da Palavra de Deus.

No ano de 1934, abre-se uma página na história da Educação Adventista da União Sudeste Brasileira – USeB. Surgia no cenário educacional um novo colégio concebido a partir de anseios e princípios ético-cristãos.
O desejo da execução do projeto era tão ardente, que o mesmo antes de encontrar e adquirir o espaço físico, em 31 de agosto de 1938, a administração da então UEB, elegeu o primeiro diretor da “escola”. Pastor Jhon Hardt.
Eleito o pastor Hardt, se empenhou na compra do terreno, localizado a 80 km da cidade do Rio de Janeiro e a 24 km do centro de Petrópolis, no vale florido e verdejante da Serra do Mar, a 846 m de altitude, com 35 hectares e com um dos melhores climas do país.
Assim começou a história da Escola do Vale que continua até hoje sendo contada por alunos e funcionários…


Em 21 de maio de 1939, foi colocada a pedra fundamental do primeiro edifício, que serviu de abrigo a toda família colegial passando mais tarde a ser o residencial feminino até o ano de 2001.
Inicialmente o IPAE recebeu o nome de Instituto Educacional e Agrícola de Petrópolis – (IEAP).
O Primeiro professor foi Pastor João Bork e sua esposa Rosa Bork e este, o quarto diretor da escola. Ainda em 1939, chegaram os primeiros alunos. Entre eles Arnoldo Anniehs, José Luduvice, Antônio Matheus, Emília Tersch, Fanny Slegmiller e Leontino Ramalho, estes seguidos pelos professores Hilda Silva, Walter Brown, ElimHermanson (cuidava do curso primário na época).
A partir de 1940, já eram quase cem alunos e o colégio teve o nome trocado para Instituto Teológico Adventista. Por dez anos, o ITA ofereceu os cursos: primário, ginásio, treino missionário e 2 anos de curso teológico.
Nos fins de 1941, sob a direção do pastor W. J. Brown, as obras dos residenciais, masculino e feminino foram concluídas.
No ano de 1950 o curso ginasial foi oficializado pelo Professor Waldemar Groechel e logo em seguida foi extinto o curso de teológico. Tal decisão apontou para a mudança do nome do colégio de ITA para IPE – Instituto Petropolitano de Ensino, que mais tarde sofreria acréscimo, mediante o voto da organização superior, de Adventistas em todas instituições da igreja, passando assim para Instituto Petropolitano Adventista de Ensino – IPAE.
Um dos muitos fatos que marcaram a história do colégio foi a construção da igreja da instituição. O templo, concluído em 1972, foi o primeiro inaugurado em um internato adventista no Brasil.
A partir de 1974 iniciou-se uma fase de melhorias nas instalações físicas da escola: Construção do residencial de professores, salas de aulas, laboratório de química/biologia, poço artesiano, restaurante, ampliação do residencial masculino, piscina, padaria, ginásio, academia.
E assim o IPAE nos seus anos de existência oferece um ensino de qualidade, desenvolve em seus alunos o senso do dever, compromisso e responsabilidade e se propõe formar homens e mulheres de sucesso, que contribuam positivamente com a sociedade onde vivem e que sejam restaurados a imagem do seu Criador.
Milhares de alunos fazem parte da história do IPAE
Em 2016, o programa Revista Novo Tempo da TV Novo Tempo realizou uma série de episódios comemorativos de 120 anos da Educação Adventista. No episódio a seguir a jornalista Rebbeca Ricarte apresenta a história do IPAE.
Vídeo com narração de Cid Moreira elaborado em 2017 quando o IPAE completou 75 anos.
Reportagem vinculada na TV Novo Tempo da comemoração dos 80 anos.